A favor da escola pública: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva

Autores

  • Marcia Denise Pletsch PPGEduc/UFRRJ
  • Miriam Ribeiro Calheiros de Sá IFF/FIOCRUZ
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.58619

Palavras-chave:

educação inclusiva, deficiência múltipla, intersetorialidade

Resumo

Neste artigo, discute-se a importância da intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva de crianças com deficiência múltipla e o papel da escola pública nesse processo. Uma pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde de três municípios da Baixada Fluminense e dois do Sul Fluminense, Rio de Janeiro. Os dados indicam que existe uma preocupação por parte dos gestores municipais em efetuar ações integradas e intersetoriais. Apontam, também, que, em grande medida, faltam condições de recursos humanos e diretrizes claras sobre como proceder para efetivar ações intersetoriais para a promoção integral dessas crianças, considerando a sua matrícula em turmas comuns das redes de ensino. Ressalta-se, assim, a importância da escola como espaço potencialmente capaz de mobilizar e articular ações mais integradas entre as diferentes áreas da política social.

Biografia do Autor

Marcia Denise Pletsch, PPGEduc/UFRRJ

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq- nível 2.  E-mail: marciadenisepletsch@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5906-0487      

Lattes http://lattes.cnpq.br/5622440291569151

Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, IFF/FIOCRUZ

Fisioterapeuta, doutora em Ciências pelo programa de pós graduação em Saúde da Mulher e da Criança do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira –IFF/ Fiocruz; pesquisadora voluntária no IFF/Fiocruz - Grupos de Pesquisa: Estudos socioculturais do processo saúde-doença-cuidar  - Linha de pesquisa: Narrativas, memórias e trajetórias de cuidado: corpo, tecnologia e saúde; professora colaboradora no programa de pós graduação stricto sensu  Saúde da Mulher e da Criança IFF/Fiocruz. Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  E-mail: calheirosa@uol.com.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3972-0377

Lattes http://lattes.cnpq.br/2235642043560899

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC

Professora Titular do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Conselho Nacional Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)- nível 2. Coordenadora do Laboratório Observatório de Práticas Escolares(OPE). Atual Presidenta (gestão 2019 -2021) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd).

Contato: geolunardi@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8848-7436

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6078460594205572

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

Pletsch, M. D., Calheiros de Sá, M. R., & Lunardi Mendes, G. M. (2021). A favor da escola pública: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva. Revista Teias, 22(66), 11–26. https://doi.org/10.12957/teias.2021.58619

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva