Percepções sobre conversas profissionais síncronas e assíncronas com recursos tecnológicos na mentoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.58164

Palavras-chave:

Conversas profissionais, Mentoria, Aprendizagem híbrida

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que investigou como se dão conversas profissionais entre uma mentora e uma professora iniciante (PI) em diferentes espaços/recursos (síncronos e assíncronos), no contexto do Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados analisados são provenientes de uma entrevista com a mentora e de narrativas escritas da díade mentor-PI (M-PI) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os resultados indicam que a combinação de interações síncronas com assíncronas apresentaram diferentes potencialidades e limites no estabelecimento de conversas profissionais. Com relação às potencialidades, destacam-se: o estabelecimento de vínculo de confiança; troca de experiências profissionais; construção de aprendizagens sobre a docência; favorecimento de processos reflexivos; viabilização da identificação das demandas da PI; planejamento das ações de mentoria. Quanto aos limites, observou-se: a baixa assiduidade em atividades assíncronas; narrativas escritas com pouco detalhamento sobre as práticas; a necessidade de apresentar uma escrita clara nas comandas das atividades; desconforto na interação em vídeo-chamadas. Constata-se que a integração de recursos síncronos e assíncronos permite o estabelecimento de conversas profissionais, favorecendo o desenvolvimento das ações de mentoria.

Biografia do Autor

Carolina Marini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela UFSCar. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, na linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. Realiza estudos com ênfase em aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, formação inicial e continuada de professores, identidade profissional docente, aprendizagem híbrida, mentoria docente.

Bruna Cury de Barros, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Graduada em Pedagogia pela UNESP. Dedica-se a área de Formação de Professores com ênfase em estudos sobre Identidade Docente, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada; formação de formadores.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Psicologia (USP), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Marini, C., Cury de Barros, B., & de Medeiros Rodrigues Reali, A. M. (2022). Percepções sobre conversas profissionais síncronas e assíncronas com recursos tecnológicos na mentoria. Revista Teias, 23(69), 368–383. https://doi.org/10.12957/teias.2022.58164