Práticas de ensino em tempos de pandemia de Covid-19: é possível a inclusão das pessoas com deficiência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57001

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Inclusão, Deficiência, COVID-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 alterou os cenários da vida social local e global, afetando principalmente os processos de escolarização no sul global, destacando suas desigualdades estruturais. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as práticas de ensino das redes públicas de ensino fundamental e médio localizadas nas periferias da cidade de São Paulo e das redes da Região Metropolitana de Buenos Aires, voltadas especificamente para educação de pessoas com deficiência, para argumentar que elas têm requerido soluções que vão além da escolarização. Na primeira seção, analisamos como o direito à educação é garantido neste momento e, a seguir, discutimos como as lógicas de governo setorizam e homogeneízam o grupo de pessoas com deficiência, resultando em práticas excludentes e sem acesso ao currículo. Por fim, propomos novas questões para discutir as formas como as práticas de ensino são desenvolvidas.

Biografia do Autor

Cintia Schwamberger, Universidad Nacional de San Martín- Consejo de Investigacione Cientificas y Técnicas (CONICET)

Becaria Doctoral del Consejo de Investigaciones Científicas y Técnica (CONICET), Doctora en Ciencias de la Educación (UBA), Licenciada y Docente de Educación Especial (UNSAM). Miembro del Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas (LICH) UNSAM-CONICET del Centro de Estudios, Desigualdades, Materiales e Instituciones. Jefe de trabajos prácticos en el Seminario de Integración Escolar e Institucional Organización y Pedagogía II Escuela de Humanidades UNSAM. Actualmente investiga sobre la discapacidad en contextos de pobreza urbana y la tensión de inclusión y exclusión que se produce. Desarrolla actividades de extensión en torno a las plantas de producción audiovisual en las escuelas.

Fabio Junio da Silva Santos, Universidades de Sao Paulo

Especialista en Discapacidad Intelectual, estudiante de maestría y doctorado en la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo - Brasil. Director de la escuela de educación básica. Miembro del Grupo de Investigación UNIPLURIVERSIDAD y del Grupo de Trabajo del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - GT-CLACSO: Estudios Críticos sobre Discapacidad.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Schwamberger, C., & Junio da Silva Santos, F. (2021). Práticas de ensino em tempos de pandemia de Covid-19: é possível a inclusão das pessoas com deficiência?. Revista Teias, 22(65), 163–170. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57001

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise