Práticas de ensino em tempos de pandemia de Covid-19: é possível a inclusão das pessoas com deficiência?

Cintia Schwamberger, Fabio Junio da Silva Santos

Resumo


A pandemia de Covid-19 alterou os cenários da vida social local e global, afetando principalmente os processos de escolarização no sul global, destacando suas desigualdades estruturais. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as práticas de ensino das redes públicas de ensino fundamental e médio localizadas nas periferias da cidade de São Paulo e das redes da Região Metropolitana de Buenos Aires, voltadas especificamente para educação de pessoas com deficiência, para argumentar que elas têm requerido soluções que vão além da escolarização. Na primeira seção, analisamos como o direito à educação é garantido neste momento e, a seguir, discutimos como as lógicas de governo setorizam e homogeneízam o grupo de pessoas com deficiência, resultando em práticas excludentes e sem acesso ao currículo. Por fim, propomos novas questões para discutir as formas como as práticas de ensino são desenvolvidas.


Palavras-chave


Práticas de ensino;Inclusão;Deficiência;COVID-19

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57001

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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