O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.56011

Palavras-chave:

Ciência neutra, Ciência não neutra, Postura do pesquisador

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre questões relativas à neutralidade e não neutralidade das pesquisas científicas. Compartilha-se da concepção da não-neutralidade da ciência, buscando explicitar argumentos que justifiquem tal compreensão, implicações a serem evitadas, assim como possibilidades para o fazer científico. O estudo compreende uma pesquisa bibliográfica exploratória e analítica, se apoia em contribuições teóricas de Stengers (2002), Maturana (2001) e Dalmaso (2014), para discutir concepções e posturas necessárias ao/à pesquisador/a, ciente de que não há neutralidade nas produções científicas. Observou-se que é preciso envolver a sociedade no planejamento de pesquisas, para que, junto da comunidade científica, passem a ver a produção de conhecimentos como uma oportunidade para refletir sobre si mesmos e sobre o meio em que estão inseridos, comprometidos com desafios e problemas próprios de seus contextos sócio-históricos, atentos às demandas que surgem da coletividade e da pluralidade de ideias. Defende-se a necessidade de uma nova postura do pesquisador, ciente das possibilidades e reponsabilidades da perspectiva da não neutralidade, o que a nosso ver pode conferir maior credibilidade à prática científica.

Biografia do Autor

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta da Ufes / Centro de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales).

Patrícia Veronesi Batista, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestranda em Educação; aluna finalista no bacharelado em Biblioteconomia; graduada em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa; e especialista em Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores (toda formação pela Ufes).

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Schwartz, C. M., & Batista, P. V. (2022). O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade. Revista Teias, 23(68), 265–272. https://doi.org/10.12957/teias.2022.56011

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua