Por uma escola para todos: trabalho colaborativo da fonoaudiologia educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55792

Palavras-chave:

Inclusão, Fonoaudiologia Educacional, Formação Colaborativa

Resumo

Lacunas no aprendizado de algumas crianças que estão à margem da política de inclusão se tornam mais evidentes no momento que estamos vivenciando. O artigo sintetiza a dissertação de mestrado em Educação e analisa a contribuição e os desafios do trabalho interdisciplinar entre a Fonoaudiologia e a Educação para a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da linguagem escrita. A investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa intervenção com nuances do modelo construtivo-colaborativo, foi desenvolvida por meio de um programa de formação continuada de professores, na modalidade a distância. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário e as narrativas escritas. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o trabalho articulado entre as respectivas áreas possibilitou a construção de um novo saber, a partir do entendimento que somos únicos.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Masuyama, P. M. K. (2021). Por uma escola para todos: trabalho colaborativo da fonoaudiologia educacional. Revista Teias, 22(65), 55–72. https://doi.org/10.12957/teias.2021.55792

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise