Políticas para a educação especial inclusiva no Paraná e a COVID-19: ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55782

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Especial Inclusiva, Ensino Remoto Emergencial, COVID-19.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as políticas para a educação especial no contexto do ensino remoto emergencial, normatizado no estado do Paraná como prática pedagógica alternativa para a educação do público da educação especial (PAEE) matriculado nas classes comuns da educação básica regular pública do estado em tempos de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, ancorada na contextualização crítica e histórica da problemática a partir do processo de regulação política internacional, nacional e local. Os resultados abalizaram um alinhamento entre as políticas educacionais paranaenses, as políticas nacionais e as recomendações do Banco Mundial e da Unesco. Compreende-se o ensino remoto emergencial como prática pedagógica alternativa face à COVID-19. Todavia, para que esta prática não intensifiquem as desigualdades educacionais dos alunos PAEE inseridos nas escolas públicas paranaenses, é preciso alinhar os interesses e as ações do Estado, das escolas e das famílias, assim como condições objetivas para a sua realização.

Biografia do Autor

Gesilaine Mucio Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Docente do Departamento de Pedagogia, do Campus Regional de Cianorte-UEM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM).

Erika Ramos Januário, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Formada em Pedagogia e Mestre pela Universidade
Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudo e
Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e
Financiamento da Educação (GEPEFI). Doutoranda do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) da UEM, na linha de pesquisa “Políticas e Gestão em Educação”.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Mucio Ferreira, G., Ramos Januário, E., & Alves da Silva Moreira, J. (2021). Políticas para a educação especial inclusiva no Paraná e a COVID-19: ensino remoto emergencial. Revista Teias, 22(65), 147–162. https://doi.org/10.12957/teias.2021.55782

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise