As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.55758Palavras-chave:
Sistema Atencional, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Design Thinking, Atenção, Tecnologias DigitaisResumo
Este estudo apresenta a análise das manifestações das funções do Sistema Atencional em estudantes de ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul diante de processos educativos baseados em Metodologias Ativas de Aprendizagem em um contexto de ensino remoto. Desenvolveu-se estudo aplicado, qualitativo e exploratório, tendo como principais referências Pozo (2008) e Bacich e Moran (2018). A pesquisa empírica realizou-se por meio de Intervenção Pedagógica usando os instrumentos: observação, questionário e grupo focal, adaptada do formato presencial para o remoto devido a pandemia de COVID-19. Os resultados mostram considerável ativação das funções do Sistema Atencional dos estudantes mediante o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem Sala de aula Invertida e Design Thinking. A maior influência percebida foi sobre a função do Sistema Atencional Seleção, seguida das funções de Controle e Vigilância. De forma periférica ao foco do estudo foi possível observar a potência de tais metodologias para contextos remotos de ensino. Espera-se que estes resultados impulsionem novas investigações sobre as Metodologias Ativas como estratégias didáticas que estimulem a atenção e favoreçam o aprendizado crítico e reflexivo, mostrando-as como poderosa alternativa neste cenário educacional cada vez mais desafiador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.