Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55752

Palavras-chave:

Práticas docentes decoloniais, ensino remoto híbrido, status quo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas docentes inovadoras que transgridem o status quo como maneiras de propiciar o ensino remoto híbrido, favorecendo a aprendizagem e possibilitando nenhum estudante a menos nesse novo fazer aulas em época de pandemia. Essas práticas inovadoras envolvem o encontro cultural com suas variadas possibilidades para promover o ensino e a aprendizagem significativa dos estudantes. Na atual realidade brasileira, em que se acirram as distorções socioeconômicas e culturais, é urgente caminhar pela decolonialidade como aspecto para a insurgência, resistência e reexistência. O caminho teórico teve base nos estudos sobre práticas decoloniais de Mattos (2020a, 2020b), Mattos e Mattos (2019) e decolonialidade na visão de Walsh (2013, 2017), bem como o conceito de ensino remoto de Valente (2014) e Motin et al. (2020) e híbrido de Moran (2013) e Bacich e Moran (2015). A pesquisa está baseada em relatos de experiências que contribuem com a discussão sobre o ensino remoto híbrido, revelando enfrentamentos e dificuldades, coletados em memorial descritivo, elaborados por professores de diferentes áreas, no resgate das experiências com esse tipo de ensino. A conclusão direciona para práticas docentes decoloniais como um dos caminhos para modificar o status quo, ousando por práticas inovadoras emergenciais. Aponta, ainda, que nem todas as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto híbrido são exitosas, mas são percursos de incerteza e de superação.

Biografia do Autor

Sandra Maria Nascimento de Mattos

Doutora em Educação

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de. Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 65, p. 12–25, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.55752. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/55752. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise