Bioética e interdisciplinaridade: a relação entre educação e meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.54617

Palavras-chave:

Bioética, Educação, Meio Ambiente, Saúde.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar os fundamentos epistemológicos da Bioética e relacioná-los às temáticas do meio ambiente e da educação. A literatura revisada mostra que esses temas são interdisciplinares e, portanto, podem ser considerados subjacentes e norteadores de um processo efetivo de formação humana voltado para a promoção da autonomia e da liberdade. Em âmbito metodológico, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica para desenvolver um estudo sistemático acerca da natureza e dos princípios da bioética e sua importância no campo educativo, da educação ambiental e formação do sujeito ecológico, da natureza e sociedade como espaço de cidadania e do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, defende-se uma educação direcionada à sustentabilidade e a ética do cuidado humanizado na relação com o Outro. O texto está organizado em três partes: inicialmente, aborda-se os aspectos históricos e conceituais da Bioética; na sequência, apresenta-se considerações a respeito da sustentabilidade ambiental; e, na parte final, discorre-se sobre aspectos éticos no campo da educação ambiental a partir das relações sociais e naturais do homem. 

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestrado em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa e Professor Adjunto do Curso de Filosofia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Alves, M. A. (2021). Bioética e interdisciplinaridade: a relação entre educação e meio ambiente. Revista Teias, 22(65), 73–85. https://doi.org/10.12957/teias.2021.54617

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise