Tempos da educação católica no Rio de Janeiro: 1854-1934

Marco Aurélio Corrêa Martins

Resumo


Definir temporalidades, como variações na história, aproxima o tempo vivido ao tempo histórico. A imbricação do existencial ao tempo cósmico torna o trabalho do historiador uma busca de compreensão das relações que o presente estabelece com o passado e com o futuro. Essas questões, suscitadas pela filosofia da história de Paul Ricoeur (2010), contribuem para ensaiar uma marcação temporal da escolarização católica no Rio de Janeiro entre as décadas de 1850 e 1930. São “tempos menores” da escola católica dentro de um “tempo maior” da história da educação brasileira. A participação católica no contexto educacional brasileiro é tomada por sua posição ideológica em relação ao Estado, marcada pelo conflito entre liberais e ultramontanos, e na tipificação do modelo institucional escolar, marcada pelo público a ela destinada e à forma de sua mantença. Essa escolarização foi impactada pela atuação de religiosos estrangeiros e nacionais. O ensaio interpretativo apoia-se na produção historiográfica e em pesquisas documentais, especialmente por fontes jornalísticas


Palavras-chave


Escolarização católica; História da educação brasileira; Temporalidade histórica

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54345

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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