Educação escolar e dívida simbólica: reflexões sobre a (des)caracterização da escola e da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.53981

Palavras-chave:

Docência. Escola. Mundo Comum.

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, tematiza a relação intrínseca entre educação escolar e dívida simbólica, dívida que todos professores devem ou ao menos deveriam assumir face às gerações vindouras. No entanto, há teorizações e discursos que negam a tarefa de assumir a dívida simbólica, e com isso, desescolarizam a própria escola e instauram a demissão do professor enquanto representante do mundo adulto. Nesse sentido, num primeiro momento, apresentam-se as teorizações e discursos que abandonam e negam a dívida simbólica na tarefa educacional; num segundo momento, aborda-se a imprescindibilidade de se assumir e “pagar” a dívida simbólica da qual somos devedores, fazendo jus à especificidade da educação escolar e da docência. Entende-se, portanto, que a educação escolar tem em sua especificidade a filiação simbólica das novas gerações ao mundo comum, e no interior da escola, só o professor poderá saldar esta dívida.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Professor na Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo/RS.

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES.

Fábio César Junges, Unicruz - Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil.

Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016), com bolsa CAPES. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015), com bolsa CNPq. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011), com bolsa CNPq. Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008), com bolsa PIIC-URI. Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), com bolsa CNPq.

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Schütz, J. A., & Junges, F. C. (2022). Educação escolar e dívida simbólica: reflexões sobre a (des)caracterização da escola e da docência. Revista Teias, 23(68), 16–28. https://doi.org/10.12957/teias.2022.53981

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua