Currículo do curso de música e a formação do músico popular: um estado de conhecimento

Leticia Dias de Lima, Fabiany de Cássia Tavares Silva

Resumo


Este trabalho apresenta um exercício de estado do conhecimento realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação, que versa sobre a formação do músico popular em diálogo com questões curriculares do ensino superior de Música. Este mapeamento serve a um processo de investigação mais amplo e se configura como uma etapa de análise e discussão dos materiais selecionados. O levantamento de relatórios de teses e dissertações foi realizado a partir da consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apresentamos os materiais selecionados operando a partir de dois eixos de análise, a saber, 1) currículo de música e 2) formação do músico. Dentre outras reflexões, os resultados demonstram a escassez de pesquisas a respeito destes assuntos, e também as fortes tendências conservatoriais que predominam no ensino superior de Música – tanto em sua estrutura curricular quanto em práticas pedagógicas empreendidas no espaço da universidade.


Palavras-chave


Currículo; Formação do músico; Curso de música; Música popular

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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