Aula-experimentação com dança: demanda de um currículo-dançante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53926

Palavras-chave:

Currículo, Dança, Aula-experimentação

Resumo

O artigo trata da criação de uma aula-experimentação com dança, para explorar os movimentos de um currículo-dançante que demandou uma conexão entre currículo, dança e desejo. A pesquisa que subsidia este artigo realizou experimentações com dança em um currículo de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, fazendo interrupções em disciplinas em curso ou usando as brechas, os intervalos entre aulas e as oportunidades de preparação para eventos da escola. As experimentações foram feitas com quatro turmas do 8º ano e seis turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Argumenta que um currículo-dançante demandou a criação de uma aula-experimentação com dança que, por sua, vez, desencadeou devires, tornando possível uma aula desejante em um currículo. Conclui-se que uma aula-experimentação entra em uma dança com o imprevisível e possibilita um aprender com corpos-dançantes.

Biografia do Autor

Carla Melo Char, Universidade Federal de Minas Gerais

Estuda Mestrado Acadêmico em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - PPGE/FaE/UFMG), com bolsa CAPES. Graduada em Pedagogia com ênfase em Dança (FaE/Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais). Possui formação em Educação Profissional Técnica Habilitação Bailarino (MEC), Educação Profissional Técnica Magistério em Dança (MEC) e especialização em metodologia cubana de balé pela Escuela Nacional de Ballet de La Republica de Cuba. Atua como arte-educadora. Atualmente tem se voltado, também, para as práticas e estudos da dança contemporânea. Na graduação recebeu menção honrosa na II Mostra PRAE de Projetos de Ações Afirmativas e Apoio Acadêmico (UFMG), pela realização do II Seminário dança e resistência e educação: por uma pedagogia dançante. Tem experiência como coordenadora pedagógica e professora de dança para crianças a partir de dois anos, adolescentes, jovens e adultos e ministra oficinas diversas com foco em criação, expressão corporal e improvisação. Foi voluntária em pesquisa na área de Sociologia da Educação e bolsista de Iniciação Científica nas seguintes áreas, linhas e pesquisas: Filosofia da Educação; Currículo, Culturas e Diferença; pesquisa "Imagens dos Corpos na Cidade: gesto, expressão e espaço público" e "Corpo, Gesto e Espaços Urbanos: interfaces entre arte e educação". É também integrante do grupelho (grupo de estudos e ações em Filosofia e Educação - FaE/UFMG) e do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas - FaE/UFMG). Associada da ABdC - Associação Brasileira de Currículo. Pesquisa currículos, corpo, dança, arte e educação

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Fundadora e coordenadora do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG), pesquisadora produtividade em pesquisa do CNPq nível 1C. Coordenadora da Coleção Memória, Docência e Currículo da editora Brasil Publishing.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

Char, C. M., & Paraíso, M. A. (2020). Aula-experimentação com dança: demanda de um currículo-dançante. Revista Teias, 21(63), 234–247. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53926

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença