Design Instrucional: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53705

Palavras-chave:

Formação crítico-reflexiva, Metodologia didático-pedagógica, Design instrucional, Tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia didático-pedagógica para a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (TDIC), implementada no curso normal em nível médio dos colégios do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando contribuir para a formação inicial docente, no que se refere ao uso pedagógico das TDIC. Elaborada por meio de ‘Design Instrucional’ e disponibilizada no site M.E.N.T.E, a metodologia delineou a estratégia didática e a metodologia ativa que, mediadas por um ambiente virtual de aprendizagem, abordaram temas que propiciam o pensamento crítico durante as aulas. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou a observação participante, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Como resultado, a partir triangulação dos dados coletados, verificou-se que esta pesquisa proporcionou reflexões acerca da formação interdisciplinar que prioriza a formação do profissional prático e reflexivo, concluindo-se que disponibilizou uma metodologia interdisciplinar que apresentou um paradigma efetivo para a implementação de novas práticas ao trabalho do professor. 

Biografia do Autor

Hiêda Claudia Barbosa Pereira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Professora de Biologia e Matemática do Governo do Estado do Rio de Janeiro  - 35 anos de experiência.

Especializada em Metodologia de Ensino - UERJ.

Advogada especializada em Direito da Educação.

Mestrado em Educação e suas Tecnologias - IFF/RJ

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Barbosa Pereira, H. C. (2021). Design Instrucional: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente. Revista Teias, 22(65), 219–238. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53705