Design Instrucional: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53705Palavras-chave:
Formação crítico-reflexiva, Metodologia didático-pedagógica, Design instrucional, Tecnologias digitais de informação e comunicaçãoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia didático-pedagógica para a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (TDIC), implementada no curso normal em nível médio dos colégios do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando contribuir para a formação inicial docente, no que se refere ao uso pedagógico das TDIC. Elaborada por meio de ‘Design Instrucional’ e disponibilizada no site M.E.N.T.E, a metodologia delineou a estratégia didática e a metodologia ativa que, mediadas por um ambiente virtual de aprendizagem, abordaram temas que propiciam o pensamento crítico durante as aulas. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou a observação participante, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Como resultado, a partir triangulação dos dados coletados, verificou-se que esta pesquisa proporcionou reflexões acerca da formação interdisciplinar que prioriza a formação do profissional prático e reflexivo, concluindo-se que disponibilizou uma metodologia interdisciplinar que apresentou um paradigma efetivo para a implementação de novas práticas ao trabalho do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.