Os jovens e as afetivas alegrias: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA.

Autores

  • Raimundo Nonato Oliveira Falabelo Professor da Universidade Federal do Pará; Campus Universitário de Abaetetuba; Mestre em Educação (Educação Popular) pela UFPB; Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP http://orcid.org/0000-0003-1193-8072

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520

Palavras-chave:

Cultura, Linguagem, Aprendizagem

Resumo

O trabalho trata da relação Afetividade, Leitura e Escrita numa classe de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar acontecimentos vividos em aulas  que, ao privilegiar as relações intersubjetivas, registra evidências de disposições emocionais e afetivas mobilizadoras de interesses e atenção a determinados objetos simbólicos, que podem se reverter em possibilidades didáticas de ação à vontade de ler e escrever. Paulo Freire e Lev S. Vigotski são inspiração teórica e metodológica à pesquisa, pela aproximação a uma perspectiva humanística em suas reflexões e a centralidade da cultura, em seu papel formador e de desenvolvimento social, intelectual de sujeitos críticos. Os resultados revelam o movimento da leitura e da escrita enquanto instrumentos de comunicação, de prazer e de desenvolvimento intelectual, em seu caráter de exercício escolar e de compartilhamento de experiências e aprendizagem.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Oliveira Falabelo, Professor da Universidade Federal do Pará; Campus Universitário de Abaetetuba; Mestre em Educação (Educação Popular) pela UFPB; Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP

Doutor em Educação (UNIMEP/Piracicaba/SP), Especialista em Literatura, Leitura e Formação de Leitores (UFPA), Prof. da Faculdade de Educação e Ciências Sociais – Curso de Pedagogia – Campus Abaetetuba/Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Cultura – PPGEDUC – Campus Universitário de Cametá/UFPA. Coordenador do Projeto de Pesquisa: A mediação das dimensões afetiva/ emocional e conhecimento nos processos interativos de leitura e escrita”. Coordenador do GEPLAES – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Alfabetização, Emoções e Subjetividade. 

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Falabelo, R. N. O. (2021). Os jovens e as afetivas alegrias: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA. Revista Teias, 22, 304–320. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520