Os jovens e as afetivas alegrias: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA.
Resumo
O trabalho trata da relação Afetividade, Leitura e Escrita numa classe de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar acontecimentos vividos em aulas que, ao privilegiar as relações intersubjetivas, registra evidências de disposições emocionais e afetivas mobilizadoras de interesses e atenção a determinados objetos simbólicos, que podem se reverter em possibilidades didáticas de ação à vontade de ler e escrever. Paulo Freire e Lev S. Vigotski são inspiração teórica e metodológica à pesquisa, pela aproximação a uma perspectiva humanística em suas reflexões e a centralidade da cultura, em seu papel formador e de desenvolvimento social, intelectual de sujeitos críticos. Os resultados revelam o movimento da leitura e da escrita enquanto instrumentos de comunicação, de prazer e de desenvolvimento intelectual, em seu caráter de exercício escolar e de compartilhamento de experiências e aprendizagem.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias