Narrativas digitais, design e significados: alguns entrelaçamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53462

Palavras-chave:

Palavras-chave, narrativas digitais, design, significado.

Resumo

As narrativas digitais são composições feitas por meio dos dispositivos tecnológicos que estão à disposição para realizar construções. Sua produção provoca transformações no e pelos processos semióticos, quando o sujeito então é chamado a gerir seus percursos e construir seus significados, resultantes das provocações a que foi submetido nas emergências do viver. Este texto tem como objetivo circunscrever os entrelaçamentos entre a construção de narrativas digitais, o design e o significado discutido na teoria dos multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa teórica exploratória, referenciada nos estudos de design e significado do New London Group (GNL), que impõe considerar as complexidades e efeitos do contexto sociocultural tecnologizado às práticas narrativas e linguagens desenvolvidas com os usos de tecnologias.

Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura, UFMA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informátia na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS. Bolsista CNPQ. Mestre em Educação pela UFPB. Professora do Centro de Ciencias Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão - CCSST/UFMA. Fui coordenadora do curso de pedagogia do Parfor/UFMA, de 2013 a 2018. Pesquisadora na area de formação e práticas docentes. Bolsista de doutorado CNPQ.

Sérgio Roberto Kieling Franco, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1985), mestrado em Educação (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior deste Conselho. Foi Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação e Presidente da Associação Universidade em Rede (UNIREDE). Foi Pró-reitor de Graduação da UFRGS, Secretário de Educação a Distância da UFRGS, Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS; Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Exerceu o cargo de Diretor de Políticas de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem e educação superior.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

de Paulo Moura, K. M., & Kieling Franco, S. R. (2021). Narrativas digitais, design e significados: alguns entrelaçamentos. Revista Teias, 22(65), 205–218. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53462