O programa bolsa estágio formação docente: a concepção de estágio na política capixaba

Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira

Resumo


A discussão apresentada é recorte dos resultados de pesquisa mais ampla que analisou a política capixaba Programa Bolsa Estágio Formação Docente, voltada para a formação de docentes em estágio não obrigatório. Tem como objetivo evidenciar a concepção de estágio subentendida no referido Programa, problematizando as atividades formativas previstas. Para isso, foram realizadas análises documental e de conteúdo a partir dos documentos legais do Programa e entrevistas com 14 gestores da Sedu-ES e Ufes, mais 4 formadores desta IES, diretamente envolvidos com esta proposta. Concluiu-se que preocupa a predominância da concepção mais burocrática deste estágio, de assinatura de documentos e relatórios, sem o acompanhamento sistemático por todos os atores envolvidos no processo. Mas, ressalta-se a importância de propostas como esta na busca pela profissionalização docente, de modo que o estágio seja concebido enquanto ato educativo e pautado pela pesquisa como princípio formativo.


Palavras-chave


Formação inicial de professores; Programa Bolsa Estágio Formação Docente; Estágio não obrigatório

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52991

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
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