Conversas docentes no Whatsapp forjando aprendizagens multirreferenciadas e autorias docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52666

Palavras-chave:

Cibercultura, Multirreferencialidade, Cotidiano, Conversas no WhatsApp

Resumo

Este artigo, subproduto de uma pesquisa de mestrado, realizada em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, objetiva compreender como conversas tecidas no WhatsApp, pelos professores da educação básica, podem contribuir para seus processos formativos e autorais. Nesse intento, dialogamos com as abordagens de Alves (2008); Andrade, Caldas e Alves (2019); Certeau (2013); Santaella (2013); Santos, (2005, 2014, 2019); Silva (2003, 2014), entre outros. A metodologia inscreveu-se na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade com a pesquisa com os cotidianos na cibercultura, o que nos possibilitou engendrar atos de currículo que fizeram emergir conversas que forjaram processos de auto, hetero, eco e trans (formação), materializados em aprendizagens e autorias diversos. Desse modo, concluímos que o uso do aplicativo pode mediar conexões entre os professores para além do uso social, instituindo-se como um espaço de ensino, aprendizagem e formação na cibercultura.

Biografia do Autor

Rosana Sales de Jesus, Universidade dos Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Professora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. .

Pesquisadora do EDUCIBER- Educação e Cibercultura, da UERJ/FEBF. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas

Professor do Programa FGVMangement - IDE/FGV e

Pesquisadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em educação da UERJ/ Maracanã- e do EDUCIBER- Educação e Cibercultura, da UERJ/FEBF. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

Jesus, R. S. de, & Amaral, M. M. do. (2021). Conversas docentes no Whatsapp forjando aprendizagens multirreferenciadas e autorias docentes. Revista Teias, 22(65), 188–204. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52666