Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências

Rodolfo de Moura Marques, Paulo Henrique Dias Menezes

Resumo


Este artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta interdisciplinar para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto se baseia na construção de brinquedos científicos, feitos com materiais recicláveis, que exploram conceitos físicos, tais como: conservação de energia, pressão, flutuação, movimento e força de atrito. A construção dos brinquedos foi orientada por roteiros que iniciavam com duas questões: uma sobre o fenômeno físico relacionado ao seu funcionamento e outra sobre os impactos para a natureza do material utilizado na sua construção. Dessa forma, buscou-se qualificar a Educação Ambiental no ensino de ciências com brinquedos que eram, ao mesmo tempo, produto da reutilização de um resíduo sólido e objeto de aprendizagem de um conceito físico. A utilização do lúdico e da brincadeira revelou-se ainda como uma alternativa de grande potencial para a inclusão da Educação Ambiental nas aulas de ciências do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Brinquedos Científicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional