Procurando π: uma investigação sobre números irracionais

Adriana de Souza Lima, Vitor Acioly Barbosa, Victor Augusto Giraldo

Resumo


O conjunto dos números irracionais possui especificidades sofisticadas que podem tornar complexa a tarefa de ensiná-las aos alunos, sem que sejam deixadas falhas em sua estrutura conceitual. Descreveremos aqui a aplicação de uma atividade não muito adequada para introduzir o conceito de irracionalidade do número π com alunos do Ensino Fundamental. Valendo-nos da análise de conteúdo dos dados produzidos em um encontro com licenciandos de Matemática, pretendemos contribuir com uma reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento do olhar crítico dos futuros professores em relação às atividades que costumam ser utilizadas em sala de aula. No estudo ficou evidente que o desenvolvimento da capacidade de avaliar uma dada atividade, de forma a perceber erros conceituais, não se deve apenas ao domínio do conteúdo, mas se relaciona às oportunidades de se vivenciar variados ambientes de aprendizagem e à necessidade de não se desconsiderar a dimensão crítica na formação de professores.


Palavras-chave


Números Irracionais; Ensino de Matemática; Formação de Professores.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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