Tecnologias digitais no fazer pedagógico dos professores: opção ou imposição?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.51419

Palavras-chave:

atuação de professores, recursos tecnológicos, ensino-aprendizagem, atividades escolares administrativas

Resumo

Neste trabalho apresentam-se discussões decorrentes de uma investigação junto a professores da educação básica atuantes na área de Ciências da Natureza que usufruem das tecnologias digitais em suas ações pedagógicas. O objetivo está em analisar na voz desses professores especificidades desta adaptação, abrangendo desde a utilização das tecnologias digitais como ferramenta didática e vinculadas às questões do ensino-aprendizagem, como em tarefas administrativas e vinculadas a ações diárias do professor. Para isso foram entrevistados oito professores cujas respostas estão estruturadas em quatro categorias: formação e atuação profissional; a tecnologia digital na vida cotidiana; tecnologias digitais como suporte as atividades didáticas; e, adaptação do professor às tecnologias digitais. Os resultados apontam que os professores estão adaptados às tecnologias digitais, porém, em muitos casos, o mérito está na sua busca pessoal, por interesse próprio, não estando atrelado a cursos de capacitação, embora muitos deles reconheçam a importância e necessidade desses cursos.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica Docente Permanente do PPG em Educação Docente Permanente no PPG em Ensino de Ciências e Matemática

Vinicius Trentin, Colégio Marista Medianeira Erechim, RS

Graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo, RS.

Professor de Robótica Educativa no Colégio Marista Medianeira

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo, RS

Doutor em Educação

Mestre em Ensino de Ciências  e MAtemática

Graduado em Física

Docnete do departamento e do curso de Física da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Rosa, C. T. W. da, Trentin, V., & Giacomelli, A. C. (2020). Tecnologias digitais no fazer pedagógico dos professores: opção ou imposição?. Revista Teias, 21(63), 439–451. https://doi.org/10.12957/teias.2020.51419