Tecnologias digitais no fazer pedagógico dos professores: opção ou imposição?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.51419Palavras-chave:
atuação de professores, recursos tecnológicos, ensino-aprendizagem, atividades escolares administrativasResumo
Neste trabalho apresentam-se discussões decorrentes de uma investigação junto a professores da educação básica atuantes na área de Ciências da Natureza que usufruem das tecnologias digitais em suas ações pedagógicas. O objetivo está em analisar na voz desses professores especificidades desta adaptação, abrangendo desde a utilização das tecnologias digitais como ferramenta didática e vinculadas às questões do ensino-aprendizagem, como em tarefas administrativas e vinculadas a ações diárias do professor. Para isso foram entrevistados oito professores cujas respostas estão estruturadas em quatro categorias: formação e atuação profissional; a tecnologia digital na vida cotidiana; tecnologias digitais como suporte as atividades didáticas; e, adaptação do professor às tecnologias digitais. Os resultados apontam que os professores estão adaptados às tecnologias digitais, porém, em muitos casos, o mérito está na sua busca pessoal, por interesse próprio, não estando atrelado a cursos de capacitação, embora muitos deles reconheçam a importância e necessidade desses cursos.
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