Pedagogia do pedal, tribos urbanas e políticaspráticas educativas: primeiras aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51377

Palavras-chave:

práticas educativas, tribos urbanas, ciclismo, cotidiano.

Resumo

Considerando um novo fenômeno de ciclismo que impacta significativamente o município de Volta Redonda-RJ, o presente estudo mergulha nas práticas educativas das tribos urbanas que utilizam a bicicleta como prática de socialidade. Cabe frisar que tais grupos não possuem relação com o poder público ou privado, mas emerge de políticaspráticas das personas que habitam o referido espaçotempo. O objetivo do trabalho foi mergulhar nas políticaspráticas das tribos urbanas de ciclismo no município de Volta Redonda-RJ, visibilizando possíveis formas de socialidade. Metodologicamente, optamos pelos estudos nos/dos/com cotidiano, de modo mais específico pela sociologia compreensiva, visto que privilegiou o mergulho para o entendimento das formas nas/das políticaspráticas socioculturais dos grupos sociais investigados. Considerando que estamos a realizar as primeiras aproximações investigativas, utilizamos para a produção de dados o aplicativo WhatsApp, o site oficial do grupo Bike Anjo, além de imagens oriundas de jornais e sites.

Biografia do Autor

Kelly Silva Teixeira, UniFOA

graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2018) e graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2017). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente.  Atualmente é professora - Studio Topus Academia LTDA ME, voluntário - Barra Mansa Vôlei Clube, professora da Escola De Ginástica Amanda Martins e professora voluntária do Centro Universitário de Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica artística. deficiente físico. inclusão, manchete. cinesiologia. músculos. articulações, monitoria. ginástica geral. experiência. educação, natação. biomecânica. músculos. lesões e ginásticas. educação física. contexto escolar.

Marcelo Paraiso Alves, UniFOA/IFRJ

Doutor em Educação (UFF). Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Estágio pós doutoral em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aluno da Especialização Internacional em Epistemologias do Sul (CLACSO) em EAD. Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra, Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora pelo UniFOA. Graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989),. Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história. É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial. Experiência em EAD junto ao Projeto SEEDUC Currículo Mínimo da Fundação CECIERJ e como Docente no Projeto SEEDUC ‐ Formação Continuada Nova EJA em Educação Física (EAD).

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Teixeira, K. S., & Alves, M. P. (2021). Pedagogia do pedal, tribos urbanas e políticaspráticas educativas: primeiras aproximações. Revista Teias, 22(66), 353–369. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51377