Implementação da Lei 11.645/2008: uma experiência na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.51198

Palavras-chave:

Lei 11.645/2008, Formação de professores, Culturas e histórias Indígenas

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a implementação da lei 11.645/2008, nas instituições de ensino de Campo Grande-MS, por meio de experiência nas formações de professores da educação básica, em específico sobre os conteúdos voltados para o ensino da história e da cultura indígena. Para isso, servimo-nos das reflexões realizadas nas formações de professores, na qual as angústias, certezas e incertezas, conceitos e pré-conceitos, conhecimentos e o não conhecimento, relatados pelos professores, tem nos permitido desprender das narrativas ocidentais e buscar modos outros de ensinar e aprender. No que diz respeito a temática, observa-se a falta conhecimento sobre esses povos, sua história e suas diferenças sociais, culturais e linguísticas, generalizando todos os povos a um único povo. As narrativas curriculares e históricas que, por séculos, ocultaram os povos indígenas da história do Brasil, valorizando apenas os conhecimentos eurocêntricos, contados a partir da colonização, ainda permanecem no imaginário social e cultural da população brasileira. Neste sentido, o desafio está em deslocar-se para outros contextos, os quais estão presentes no cotidiano escolar e, fazer o diálogo no encontro com diferentes sujeitos, sem anular suas diferenças e suas histórias, evidenciando que outros saberes e outros fazeres são possíveis.

Biografia do Autor

Marinês Soratto, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/Campo Grande-MS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - PPGE/UCDB - Campo Grande-MS. Atualmente é Técnica em Educação da Divisão de Educação e Diversidade / SEMED - Campo Grande-MS. 

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/Campo Grande-MS

Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UCDB - Campo Grande-MS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e interculturalidade/CNPq. Editora da Revista TELLUS/UCDB, membro da RED ESIAL- Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Participa da Catedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina, na Universidad Nacional de Tres de Febrero(UNTREF).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Soratto, M., & Nascimento, A. C. (2020). Implementação da Lei 11.645/2008: uma experiência na formação de professores. Revista Teias, 21(63), 369–382. https://doi.org/10.12957/teias.2020.51198