Desenvolvimento profissional docente e a formação do homo creare experimentalis

Autores

  • Carlos Jose Trindade da Rocha Universidade Federal do Amazonas/PPGECIM. Universidade Federal do Pará/PPGEAA. Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/Pará http://orcid.org/0000-0001-5172-9182

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50913

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino por investigação, Criatividade.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se demonstrar um processo viável de formação do sujeito criativo investigativo, no ensino e aprendizagem de ciências, sob a égide do desenvolvimento profissional docente. Para isso, implementaram-se fases de criatividade com uso de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na experimentação investigativa. A metodologia foi norteada pela abordagem qualitativa, orientada por características que se mantêm ligadas a ideias e ações sociais de tendência emancipatória, ao mesmo tempo em que fundamenta e instrumentaliza a educação científica. As inferências de resultados apontam para demandas de formação ao homo creare experimentalis, ou seja, aquele sujeito que desenvolve processos de imaginação, com criatividade e autonomia, envolvendo a resolução de problemas propostos, em contornos de atividades investigativas. Além disso, nesta proposição formativa, possibilita-se exploração de ideias e previsões, elaborando planos de ações e experimentando o que se planeja, comunicando e socializando resultados com autonomia, permitindo, assim, atos criativos à ação de ensino e aprendizagem de professores e alunos.

Biografia do Autor

Carlos Jose Trindade da Rocha, Universidade Federal do Amazonas/PPGECIM. Universidade Federal do Pará/PPGEAA. Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC/SP), Mestrado em Ciência de la Educación (UAA/PY), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UCAM/RJ), Especialização em Educação Social para Juventude (UFPA), Pedagogia (Licenciatura/Unicesumar), Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química (UEPA). Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAM). Atualmente é professor SEDUC/Pará e FACESP/PA, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/UFPA/Campus Castanhal)

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

Rocha, C. J. T. da. (2021). Desenvolvimento profissional docente e a formação do homo creare experimentalis. Revista Teias, 22(65), 337–349. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50913