Metodologias criativas no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.50873

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Metodologias Criativas, Colaboração

Resumo

Durante muito tempo, a intenção da educação escolar esteve fortemente vinculada com a reprodução de modelos de mundo existentes. Com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação, as mudanças culturais e sociais ficaram mais evidentes, exigindo das instituições de ensino mais mobilização para repensar sua postura diante das necessidades contemporâneas. O objetivo desse artigo é compreender a eficácia das metodologias criativas através do Design Thinking, nos processos de ensino e aprendizagem na educação escolar básica. O estudo, de abordagem qualitativa, baseia-se em relatos de uma experiência de que envolveu estudantes, professores, pais e gestores de uma escola privada do Rio Grande do Sul-Brasil em seis oficinas de Design Thinking. Os resultados apontam para o desenvolvimento da colaboração e criatividade entre os participantes e o planejamento de novas ações para qualificar os processos de ensino e aprendizagem e as relações entre as pessoas que fazem parte do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Bettina Steren dos Santos, PUCRS

Professora Visitante na Faculdade de Educação/Universidade de Barcelona (UB) – Espanha. Pós-doutorado em Educação pela Univeristy of Texas at Austin (UT) – United States. Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Barcelona (UB) – Espanha. Trabalha na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT); Bolsista de Produtividade 1D/CPNq

Carla Spagnolo, Colegio Marista Rosario/RS

Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário/RS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2008). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação e Pós-doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-Brasil.

Caroline Bücker, Idealiza

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós graduada em Gestão empresarial pela PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRS e Design Thinker pela ESPM RJ. Participa do Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos/PUCRS. Atua na área de metodologias criativas na educação.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

dos Santos, B. S., Spagnolo, C., & Bücker, C. (2020). Metodologias criativas no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica. Revista Teias, 21(63), 410–424. https://doi.org/10.12957/teias.2020.50873