Parfor na Amazônia Paraense: contribuições para a qualidade da educação do município de Óbidos-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50163

Palavras-chave:

Parfor, Avaliação de larga escala, Qualidade

Resumo

Este estudo objetivou conhecer e analisar as contribuições do Parfor para o campo educacional paraense, tendo como ponto de partida as práticas desenvolvidas no município de Óbidos-Pará, no recorte temporal compreendido entre 2010 a 2019, considerando os resultados das avaliações de larga escala. A investigação foi desenvolvida com abordagem quanti-qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, incluindo a aplicação de entrevistas tanto a sujeitos previamente determinados quanto definidos aleatoriamente. Entre os resultados, tem-se que o Parfor teve expressiva contribuição quantitativa para a formação do quadro docente, e as conclusões são que efeitos sobre a educação municipal são mais elucidados no aspecto quantitativo, de modo mais contundente no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Liliam Aquino Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Docente efetiva do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará - Área: Política Educacional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Licenciada Plena em Pedagogia, com aprofundamento de estudos em Educação Especial (Núcleo Curricular Eletivo).Integra a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Oeste do Pará (2012 a 2015; 2018-2020). Integra o Grupo de Estudos Educação, Raça e Etnicidade na Amazônia - GEREA, coordenando a linha " Política, Gestão da Educação e Diversidade na Amazônia".

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Oliveira, L. A., Ferreira, A. da S., & de Oliveira, I. B. (2021). Parfor na Amazônia Paraense: contribuições para a qualidade da educação do município de Óbidos-PA. Revista Teias, 22(65), 267–282. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50163