Pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos na Amazônia amapaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50132

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Pesquisa, Universidade

Resumo

Este estudo pretende analisar quais as tendências investigativas em matéria de Educação em Direitos Humanos (EDH), nas pesquisas da Amazônia amapaense. Entende-se por EDH o processo multidimensional que busca desenvolver práticas sociais e individuais em defesa dos direitos humanos. No âmbito da educação superior, a EDH pode ocorrer, dentre outras formas, por meio da pesquisa, com potencial para orientar políticas públicas e valorizar o reconhecimento da pluralidade social. A pesquisa é documental, baseada nos projetos de pesquisa (2006 a 2018) de uma universidade pública federal. Por meio da análise de conteúdo, duas foram as categorias examinadas: a) gênero, mulheres e pessoas LGBT+; b) grupos raciais, étnicos e identitários. Os resultados revelaram expansão de pesquisas após 2013; maior interesse de docentes mulheres; e inclinação direcionada à área de ciências humanas. As principais tendências de registro voltaram-se para a população indígena. Houve menor opção de pesquisas com foco em pessoas LGBT+ e população ribeirinha.

Biografia do Autor

Jemina de Araujo Moraes Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, IFAP

Mestre em Educação - UNIFAP; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE (em Associação); Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, IFAP.

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO (UFU). PROFESSORA DO CURSO DE DIREITO E DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED) E EDUCANORTE - UNIFAP

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

Andrade, J. de A. M., & Queiroz Simões, H. C. G. (2021). Pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos na Amazônia amapaense. Revista Teias, 22(65), 396–412. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50132