O ensino e a reforma provincial de 1845: a Instrução Pública na província do Piauí (1834-1852)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50069

Palavras-chave:

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO PÚBLICA

Resumo

O presente artigo discute a Instrução Pública na Província do Piauí e sua expansão, adotando como recorte temporal o período entre os anos de 1834, com o Ato Adicional à Constituição, que pôs fim ao modelo educacional implantado com as Aulas Régias, e 1852, com a transferência da capital da Província de Oeiras para Teresina, recorte em que se assistiu a tentativas limitadas de institucionalização de uma educação pública durante a Regência e primeiros anos do Segundo Império. Metodologicamente, trata-se de pesquisa histórica de base bibliográfica que, além da literatura existente sobre o tema e a legislação vigente no período, apoiou-se na documentação pertencente ao Arquivo Público do Estado do Piauí – APEPI, sobremaneira, a documentação expedida pela Presidência da Província e pela Assembleia Provincial, o que permitiu a construção de um diálogo que possibilitou novos olhares a respeito da história da educação no período, bem como a reflexão sobre outras dimensões do tecido social local. De maneira geral, com a pesquisa, verificou-se uma lenta expansão da Instrução Pública, como consequência do pequeno interesse dos poderes públicos em seu desenvolvimento, resultando em limitados investimentos, aliado a um modelo produtivo que pouco demandava do saber formal em suas práticas cotidianas.

Biografia do Autor

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí / Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí

Professor Associado do Curso de História da Universidade Estadual do Piauí.

Professor Permanente do Mestrado Profissional em História (ProfHistória-UESPI)

Professor Permanente Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da Univeridade Federal do Piauí (Mestrado e Doutorado).

Doutor em História do Norte e Nordeste do Brasil (UFPE), com Pós-doutorado em História do Brasil (UFPI/PNPD/CAPES). Mestre em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e História Política (UESPI). Graduação em História (UESPI) e Direito (UESPI). Advogado (OAB-PI, 15227).

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Sousa Neto, M. de. (2021). O ensino e a reforma provincial de 1845: a Instrução Pública na província do Piauí (1834-1852). Revista Teias, 22(65), 362–381. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50069