Precarização do trabalho docente: uma análise da atividade dos professores de educação especial da região do Piemonte da Diamantina-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.50066Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial, Condições de trabalho docente.Resumo
O objetivo do presente artigo foi descrever as condições dos processos pedagógicos e características da atividade do trabalho dos professores de AEE das escolas municipais da região do Piemonte da Diamantina, estado da Bahia. A coleta de dados foi composta de um questionário de perguntas fechadas aplicada a 36 professores. Foi possível constatar que os docentes atuam com uma grande quantidade de alunos, inclusive com muitos tipos de necessidades especiais diferentes, sendo que algumas extrapolam o público alvo do AEE. Apesar disso a grande maioria afirma que produz adaptações curriculares para atender as necessidades pedagógicas individuais dos seus alunos, o que demanda um tempo grande, que ultrapassa a carga horária de trabalho, já que os docentes acabam levando trabalho do AEE para ser feito em casa. Assim, é possível afirmar que as condições de trabalho dos sujeitos participantes do estudo está muito aquém do considerado satisfatório.
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