Educação especial no contexto de pandemia: reflexões sobre políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50005

Palavras-chave:

INCLUSÃO. POLÍTICAS PÚBLICAS. CORONAVÍRUS.

Resumo

A pandemia de coronavírus (Covid-19) trouxe mudanças no cenário econômico, político, social e educacional do mundo. As escolas de muitos países estão fechadas, algumas adotando aulas remotas e/ou educação à distância. Com isso, grupos que já apresentavam graus de vulnerabilidade, como o caso dos alunos e alunas com deficiência, ficam ainda mais cerceados do direito à educação escolar, principalmente na realidade brasileira. Nessa direção, esse trabalho visa fomentar discussão entre a evolução histórica dos processos de inclusão de tais alunos e as consequências ocasionadas pela necessidade do isolamento em decorrência da pandemia, a fim de evidenciar a relevância e urgência da consolidação de políticas públicas educacionais de inclusão. Para isso realizamos uma análise documental a partir de um panorama histórico das políticas públicas educacionais voltadas às pessoas com deficiência no Brasil.

Biografia do Autor

Alessandra Andrade Cardoso, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DE MANGARATIBA LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO (LEPEDI/UFRRJ)

Possui formação acadêmica com graduação em Pedagogia. Pós- graduação em Psicopedagogia e Pós- graduação em Supervisão e Orientação Educacional, cursando Mestrado em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora concursada com duas matrículas na rede municipal de ensino de Mangaratiba/RJ onde atua como regente das disciplinas de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio. Participante do grupo de pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) - UFRRJ. Membro Representante dos Professores da Educação de Jovens e Adultos das Escolas Públicas Municipais no Fórum Municipal de Educação de Mangaratiba. Atuou também como Diretora Escolar ; Implementadora Educacional da Educação Básica da SME; Diretora de Departamento de Ensino; Diretora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba; Conselheira Municipal de Educação de Mangaratiba; Conselheira do FUNDEB; Coordenadora Pedagógica; Superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba e Orientadora Educacional. Tendo atuado ainda como Tutora Bolsista do Programa Formação Pela Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Tutora Bolsista EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Seu maior interesse está em Políticas Públicas Educacionais para a democratização do ensino.

Gustavo Diniz de Mesquita Taveira, UFRJ

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre no Programa de Pós-Graduação em Biociências na mesma instituição e atualmente é aluno de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, é professor do Ensino Básico e atua como Coordenador Técnico de Ciências Naturais na Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em neurobiologia do desenvolvimento, atuando principalmente nos efeitos de lesões hipóxico-isquêmicas no sistema visual; Divulgação Científica em espaço formal e não-formal de educação; e Ensino de Ciências.

Guilherme Pereira Stribel, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Guilherme Pereira Stribel (nome bibliográfico de Guilherme do Nascimento Pereira) é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd - UERJ), sob orientação de Maria Isabel Ramalho Ortigão; mestre em Educação, Cultura e Comunicação, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ, sob orientação de Aura Helena Ramos; e licenciado em Geografia, cursando uma segunda graduação em Pedagogia. Possui experiência docente em nível superior em cursos de licenciatura presenciais e em EaD, atuando, principalmente nos campos da Educação em Direitos Humanos Currículo, Didática, Avaliação,Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Formação de Professores. Também é membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática; e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Cardoso, A. A., Taveira, G. D. de M., & Stribel, G. P. (2021). Educação especial no contexto de pandemia: reflexões sobre políticas educacionais. Revista Teias, 22(65), 510–518. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50005