Práticas docentes no ambiente prisional: entre a cela e a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49685

Palavras-chave:

Educação em prisões, práticas pedagógicas, docência na prisão.

Resumo

No desígnio de conhecer a percepção de professoras e alunas quanto à realidade educacional em que estão inseridas, na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Pedro Afonso, o objetivo propulsor desta pesquisa foi compreender como as docentes exercem sua prática pedagógica e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na referida instituição, lócus deste estudo. O corpus da investigação científica foi composto pelas narrativas de quatro professoras atuantes exclusivamente na UPF de Pedro Afonso e de três alunas que aceitaram, voluntariamente, participar do processo investigativo. A metodologia utilizada amparou-se na História Oral, que viabiliza o surgimento de vozes à margem dos direitos e da sociedade e realizada por meio das narrativas colhidas nas entrevistas individuais. Para consecução do roteiro semiestruturado de perguntas, vários fatores foram considerados, tais como: a forma de admissão das professoras, as técnicas e/ou práticas pedagógicas desenvolvidas e as possíveis contribuições oriundas da educação para a ressocialização das reeducandas. Por intermédio da sistematização, análise e entrelaçamento dos dados, descortinaram-se os resultados que evidenciaram um distanciamento entre a legislação e o cotidiano do sistema penitenciário, bem como a falta de materiais didáticos apropriados, salas multisseriadas e a inexistência de capacitação específica às professoras entrevistadas. Fatores determinantes que se configuram como verdadeiros desafios à prática docente no cárcere.

Palavras-chave: Educação em prisões; práticas pedagógicas; docência na prisão.

Biografia do Autor

Kely Rejane Souza Anjos Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Kely Rejane Souza Anjos de Carvalho
Doutoranda especial no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA – EDUCANORTE ASSOCIAÇÃO PLENA EM REDE

E-mail: kelyrejanecarvalho@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6683-839X
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5678865861173429

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduação em História pela Universidade Católica de Goiás, Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. Coordenadora local do Doutorado em Educação PGDEA/ Educanorte. Coord. Local do PROCAD AMAZONIA/UFT/CAPES/UFRN

Daniela Patrícia Ado Maldonado, União Educacional Superior do Medio Tocantins (UNEST)

Professora e Coordenadora do Núcleo de Orientação Psicológica e Educacional (NOPE), na União educacional superior do Meio Tocantins (UNEST), de Paraiso do Tocantins;Pós-doutorado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

Carvalho, K. R. S. A., Santos, J. S. dos, & Maldonado, D. P. A. (2020). Práticas docentes no ambiente prisional: entre a cela e a sala de aula. Revista Teias, 21(61), 218–232. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49685

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia