Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.49633

Palavras-chave:

diversidade cultural, amazônias, povos indígenas.

Resumo

A presente resenha destina-se a apresentar a obra paradidática “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades”, publicada em 2017 pela Editora Mórula e organizada por Jane Felipe Beltrão, antropóloga e historiadora, pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA/UFPA e do CNPq; e Paula Mendes Lacerda, cientista social e antropóloga da UERJ. O livro é uma coletânea composta por 16 capítulos e é resultado do projeto “Patrimônio, Diversidade Sociocultural, Direitos Humanos e Políticas Públicas na Amazônia Contemporânea”, aprovado na chamada pública MCTI/CNPq/MEC/Capes-Casadinho/PROCAD, coordenado por Jane Felipe Beltrão (PPGA/UFPA) e vice-coordenado por Antônio Carlos de Souza Lima (PPGAS/MN/UFRJ). A obra discute questões relativas à preservação do patrimônio cultural em contextos de enfrentamento, territórios tradicionais, paisagens, corpos e objetos que ganham importância nas negociações identitárias (étnica, racial, sexual e de gênero) e direitos à diferença, ao mesmo tempo em que as políticas públicas revelam dificuldades na gestão de uma sociedade multicultural no contexto da Região Amazônica. A metodologia utilizada pelos autores baseia-se em pesquisa bibliográfica realizada na resenhada que estudou coletividades e espaços amazônicos, sob um olhar descolonial. O estudo concluiu pela necessidade do conhecimento e do respeito aos povos indígenas e comunidades etnicamente diferenciados para a garantia de seus direitos.

Biografia do Autor

Luziane Said Cometti Lélis, Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) e Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC).

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Educação e Informática, Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica e Doutorado em Educação na Amazônia (em andamendo) pela Universidade Federal do Pará (EDUCANORTE/UFPA). Atualmente é Coordenadora Pedagógica pela SEMEC, Coordenadora de Laboratório de Informática e Professora da Educação Básica pela SEDUC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais e associada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É pós-doutorada em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. É Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, gestão educacional, política educacional, avaliação institucional e educação, educação em saúde e epidemiologia social.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Cometti Lélis, L. S., & Hora, D. L. da. (2021). Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades. Revista Teias, 22(65), 505–509. https://doi.org/10.12957/teias.2021.49633