Fronteiras da República em Roraima: conflitos e desafios curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49606

Palavras-chave:

Fronteiras, Roraima, Currículo

Resumo

Resumo

O artigo trata de fronteiras da República no extremo norte da Amazônia: atravessamentos econômicos, políticos e culturais, nacionais e internacionais, no estado de Roraima, e sua incidência como desafios curriculares sobre a escola. Utilizando a metodologia relacional de Michael Apple, circunscreve uma introdução à análise crítica curricular das escolas e do currículo nessa região de múltiplas fronteiras.

Palavras-chave: Fronteiras; Roraima; Currículo.

Biografia do Autor

Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima - UERR, Brasil

Leila Maria Camargo. Professora da Universidade Estadual de Roraima-UERR e da Rede Pública do Ensino do Estado. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Pós-doutoranda junto à UFPA (2019-2020).

Alípio Márcio Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, Brasil

 Alípio Casali. Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, Coordenador da Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC-SP (1989); Pós-doutor em Educação pela Universidade de Paris (1995).

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

Camargo, L. M., & Casali, A. M. (2020). Fronteiras da República em Roraima: conflitos e desafios curriculares. Revista Teias, 21(61), 168–182. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49606

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia