Políticas educacionais na Amazônia: a questão "indígena" no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49558

Palavras-chave:

educação superior indígena, educação na Amazônia, políticas públicas na Amazônia

Resumo

O artigo visa analisar as políticas de acesso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior na região amazônica do Brasil, contrapondo tal realidade com os procedimentos históricos adotados pelos órgãos governamentais em torno da efetividade desta premissa na educação. As análises realizadas se constituem de pesquisa bibliográfica e documental, contemplando conquistas para os povos indígenas no Brasil, como a Lei Nº 12.711/2012 que incorpora o Sistema de Cotas nas universidades públicas (BRASIL, 2012). Dos resultados obtidos, é possível verificar que, houve significativos avanços das políticas educacionais em prol da inserção indígena no ensino superior, bem como estas contribuíram na ampliação do direito a diversidade entre os povos, refletidas em legislações posteriores, como a Lei Nº 11.645/2008. Contudo, apesar da recente presença no ensino superior, a questão indígena, atualmente, passa por rupturas, consolidando-se como um direito público. Na Amazônia, as experiências contempladas indicam um sentido positivo, porém, necessário de atenção com financiamento, mediante um cenário de crise educacional no país.

Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA, Campus Óbidos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista CAPES.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 2.

Maria Antonia Vidal Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

Soares, L. de V., Colares, M. L. I. S., & Ferreira, M. A. V. (2020). Políticas educacionais na Amazônia: a questão "indígena" no ensino superior. Revista Teias, 21(61), 68–80. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49558

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia