Experiências de/com uma "pessoa T" indígena entre-gêneros do/no cotidiano tocantinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49500

Palavras-chave:

travestilidade indígena, pessoas T, práticas curriculares.

Resumo

Ser anunciada como travesti no contexto do dia-a-dia é vigilância e punição para qualquer jovem. Em se tratando de uma jovem indígena entre-gêneros, as marcações de preconceito interseccionadas de etnia, gênero, sexualidade, travestilidade, identidade e cultura agem como governamentalidade do seu corpo e do seu ser/existir. Tensionar esses conceitos e (de)marcá-los na/com a narrativas da experiência de “pessoas T” é um desafio para estas pessoas, para a comunidade tradicional indígena e para nós da pesquisa/pesquisadores (as) “implicados” com/na educação. A investigação em andamento no PPPGE/UFT aborda questões no entorno das “relações homodesejantes” no Norte do Brasil na pesquisa-ação e participante de abordagem fenomenológica. Com Guacira Louro (2004), Berenice Bento (2008), Richard Miskolci (2016), Sandra Corazza (2001, 2002), nos implicamos da vivência/experiência de/com uma “pessoa T” indígena entre-gêneros, buscando construir aportes teóricos para descentrar práticas cis-heteronormativo na/da Amazônia oriental. Queremos ir além de uma formação impositiva de modelos de o como ser homem ou ser mulher, ser masculino e/ou ser feminino, hétero/homo/bi, para práticas igualitárias de gênero.

Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGDEA UFPA/UFT), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT). Docente do curso de Pedagogia da UFT.

Pós-Doutor pela UEPA. Doutor em educação pela UFBA. Mestre em educação pela UFG. Membro da Rede de pesquisa Rides. Sócio Anped/SBPC - GT 12 - Currículo. Sócio ABdC. Pesquisa currículo e suas interfaces com diversidade sexual e de gênero.

Marcos Irondes Coelho, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins SEDUC/TO

Mestre em Educação PPGE/UFT. Doutorando em Educação na Amazônia PGDEA/UFPA/UFT.

Alexandre Araripe Fernandes, Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins SESAU/TO

Mestrando PPPGE/UFT.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

Rocha, J. D. T., Coelho, M. I., & Fernandes, A. A. (2020). Experiências de/com uma "pessoa T" indígena entre-gêneros do/no cotidiano tocantinense. Revista Teias, 21(61), 117–127. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49500

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia