O processo de apropriação dos resultados das avaliações externas e do IDEB em escola básica amazônida.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49408

Palavras-chave:

Avaliação Externa, IDEB, Gestão Pedagógica

Resumo

O presente artigo identifica as implicações das políticas de regulação e avaliação no contexto escolar, analisando o modo como a equipe gestora e os professores de uma escola pública da Região Amazônica de Belém/PA se apropriam dos resultados do IDEB. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas articulando unidades fundamentais imbricadas entre si: gestão pedagógica, avaliação externa, melhoria da qualidade do ensino e apropriação do IDEB. A investigação indica que a lógica da política de avaliação nacional reforça a gestão gerencial na escola; a ausência de discussão sobre as implicações das políticas de regulação e avaliação na escola resulta na aceitação natural da cultura de resultados; o IDEB traduz um conceito de qualidade como valor instrumental, quantificável, passível de manipulação, que não representa a realidade concreta do trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutoramento em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educativas pela UMINHO. Docente Permanente da Universidade Federal do Pará nos Programas de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Educação na Amazônia. Coordenadora do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação em Rede. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais.

Luziane Said Cometti Lélis, Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém (PA) e Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém (PA) e Docente da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

da Hora, D. L., & Lélis, L. S. C. (2020). O processo de apropriação dos resultados das avaliações externas e do IDEB em escola básica amazônida. Revista Teias, 21(61), 39–54. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49408

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia