O processo de apropriação dos resultados das avaliações externas e do IDEB em escola básica amazônida.
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49408Palavras-chave:
Avaliação Externa, IDEB, Gestão PedagógicaResumo
O presente artigo identifica as implicações das políticas de regulação e avaliação no contexto escolar, analisando o modo como a equipe gestora e os professores de uma escola pública da Região Amazônica de Belém/PA se apropriam dos resultados do IDEB. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas articulando unidades fundamentais imbricadas entre si: gestão pedagógica, avaliação externa, melhoria da qualidade do ensino e apropriação do IDEB. A investigação indica que a lógica da política de avaliação nacional reforça a gestão gerencial na escola; a ausência de discussão sobre as implicações das políticas de regulação e avaliação na escola resulta na aceitação natural da cultura de resultados; o IDEB traduz um conceito de qualidade como valor instrumental, quantificável, passível de manipulação, que não representa a realidade concreta do trabalho pedagógico.
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