PENSAMENTO COMO SUSPENSÃO DO MUNDO: aproximações entre Arendt e Herbart para (re)pensar a ação pedagógica

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Odair Neitzel Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48663

Palavras-chave:

mundo humano comum, pensar, docência

Resumo

À luz do pensamento de Hannah Arendt e Johann Herbart, o texto propõe refletir sobre a relação entre o pensar e o mundo comum. Afinal, o que nos faz pensar? Para dar conta de responder tal indagação, iniciaremos a discussão em torno da relação entre entendimento (Verstand) e razão (Vernunft) que Hannah Arendt faz com base em Kant; por conseguinte, faremos uma releitura da concepção de disciplina formativa ou aconselhamento de Herbart, isso, com o intuito de aferir que sujeito é levado a pensar a partir do momento em que toma a si e o mundo em reflexão (suspendendo-o); por fim, apresentamos as três figuras socráticas, que, para Arendt, fomentam a suspensão do mundo e colocam o sujeito em movimento reflexivo, sob a atividade do pensamento. Ademais, esse movimento permite (re)pensar a ação pedagógica fundada na atividade do pensamento e na continuidade, durabilidade e aperfeiçoamento do mundo humano comum, é isso que só a educação e o professor podem e devem fazer.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

Schütz, J. A., & Neitzel, O. (2020). PENSAMENTO COMO SUSPENSÃO DO MUNDO: aproximações entre Arendt e Herbart para (re)pensar a ação pedagógica. Revista Teias, 21(60), 296–309. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48663