Educação informal e protagonismo indígena na América Latina: uma breve revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.46115

Palavras-chave:

Educação Informal, Protagonismo Indígena, América Latina.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em socializar os resultados de uma revisão bibliográfica focada nos conceitos de Educação Informal e Protagonismo Indígena no âmbito da América Latina. Os conceitos apontados são relevantes para o estudo dos saberes indígenas e para a compreensão da relação conflituosa entre o modelo educacional de matriz eurocêntrica e as práticas de ensino e aprendizagem presentes nas culturas nativas da América. Além da análise conceitual, o artigo apresenta duas subseções que descrevem e analisam as particularidades da Educação informal Indígena a partir de dois estudos etnográficos realizados no Peru e na Costa Rica, selecionados pelo refinamento da pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Licenciatura Plena e Mestrado em História.  Editor da Revista Latino-Americana de História (RLAH) e Coordenador do GT de História Ambiental da ANPUH-RS. Professor Adjunto no quadro de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),Campus Pantanal do Curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Nathalia Claro Moreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGE/UFMS),

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

Rückert, F. Q., & Moreira, N. C. (2020). Educação informal e protagonismo indígena na América Latina: uma breve revisão bibliográfica. Revista Teias, 21(61), 233–245. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46115

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua