ASSIM COMO VIVER, RESISTIR NÃO É PRECISO? PÓS-UTOPIA E CURRÍCULO EM TEMPOS SOMBRIOS

Autores

  • Maria Inez da Silva de Souza Carvalho Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-8032-072X
  • Julio Bispo dos Santos Junior Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Professor Assistente II Universidade Federal de Alagoas (UFAL) https://orcid.org/0000-0002-5439-3378

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.45315

Palavras-chave:

Utopia, Currículo, Resistir.

Resumo

 

 

RESUMO

 Este artigo apresenta o movimento teórico de uma pesquisa que tensiona, com pretensão de exaustão, produções de sentido, ao longo da geo-história humana, para o termo utopia, perseguindo pontos de fuga, descentração e desconstrução. A partir de estudo bibliográfico, intentou-se conhecer os caminhos do significante e atribuições de sentido contemporânea para a interface currículo e utopia. Para tal, o texto traz interrogações, remissivas a Fernando Pessoa, sobre a “precisão” de resistir em tempos de um conservadorismo que já atinge as proposições curriculares. Ante os aparentes paradoxos, propõe-se uma resistência atualizada que potencialize outra fixação de sentido, ao menos em currículos com pretensões não iluministas, a pós-utopia.

 

 

 

Biografia do Autor

Julio Bispo dos Santos Junior, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Professor Assistente II Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na Linha de Currículo e (In)formação. Professor Assistente II do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas- campus Arapiraca.  Pesquisador do Grupo Educação Escolar: instituições, sujeitos e currículos (UFAL) e membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores em Exercício (FEP/UFBA) Email: julio.junior@arapiraca.ufal.br

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Carvalho, M. I. da S. de S., & Santos Junior, J. B. dos. (2019). ASSIM COMO VIVER, RESISTIR NÃO É PRECISO? PÓS-UTOPIA E CURRÍCULO EM TEMPOS SOMBRIOS. Revista Teias, 20(59), 90–105. https://doi.org/10.12957/teias.2019.45315

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo