SABERES DA BIODIVERSIDADE: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.45302

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Ensino de Biologia

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em diálogo com aquilo que denominamos de “currículo das margens”, quando se refere a sujeitos forçadamente invisibilizados que produzem e são produzidos por estes currículos. Pretende-se aqui debruçar na tríade temática: “currículo, relações étnico-raciais e educação ambiental”, temas que consideramos importantes na formação do(a) professor(a) de biologia. É neste contexto que, ao abordar sobre os saberes da biodiversidade em uma comunidade quilombola, emergem os saberes nascidos da luta que nos mostram a potência do movimento negro educador e, dessa maneira, uma efetiva contribuição para descolonizar os currículos de ciências/biologia e construir possibilidades para a insurgência de uma pedagogia decolonial.

Biografia do Autor

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana; Departamento de Educação.

André Carneiro Melo, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Barzano, M. A. L., & Melo, A. C. (2019). SABERES DA BIODIVERSIDADE: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Teias, 20(59), 191–208. https://doi.org/10.12957/teias.2019.45302

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo