ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: A INVERSÃO DO VETOR E A AÇÃO DOS ATORES NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.45284

Palavras-chave:

Currículo. Sociologia Pragmática. Diferenças.

Resumo

Neste texto, nosso propósito consiste em descrever as convergências de pesquisas sobre políticas curriculares que vêm enfatizando a necessidade de que a macropolítica tenha como princípio estruturante certo grau de permeabilidade em relação à ação e ao tempo dos atores das/nas escolas, em seus variados contextos. Para isso, defendemos um caminho para a alteridade nas políticas curriculares que substitua a prescrição curricular como paradigma e oriente-se por uma inversão do vetor curricular, que produza um movimento capaz de acolher a diversidade cultural e as diferenças representadas por situações de rupturas, controvérsias e problemáticas cotidianas que marcam o território escolar.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

VALLE, Júlio César Augusto do; CONRADO, Andréia Lunkes. ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: A INVERSÃO DO VETOR E A AÇÃO DOS ATORES NA ESCOLA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 59, p. 106–121, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.45284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/45284. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo