Sistemas de Representações Sociais: contribuições para a pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45106

Palavras-chave:

Educação, Sistemas de Representações Sociais, Abordagem Estrutural

Resumo

 

Este artigo apresenta algumas contribuições da noção de sistemas de representações sociais (SRS) para a pesquisa em Educação, a partir de duas pesquisas com base na Abordagem Estrutural, que entende a representação social como um sistema de crenças que orienta e justifica as práticas de um determinado grupo. Em uma pesquisa no campo da Educação Profissional, por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da Análise Prototípica, foram identificados indícios da relação entre ensino técnico e capacitação profissional para alunos de cursos técnicos de nível médio de um Instituto Federal de Educação, que se estabelece a partir de uma noção polissêmica de oportunidade. Numa pesquisa-ação em Educação para a Saúde, realizada com funcionários de uma rede de supermercados, o uso de grupo focal permitiu identificar a relação entre saúde e atividade física e intervir para aumentar a adesão dos participantes à prática de exercício físico. A perspectiva sistêmica se contrapõe ao estudo de representações isoladas e oferece uma alternativa para o estudo das representações sociais, favorecendo um olhar psicossocial na intervenção e transformação das práticas educativas.


Biografia do Autor

Caio Teixeira Brandão, Instituto Federal do Amapá Universidade Estácio de Sá

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Atualmente, é psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Andrea Silva Benevides, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Pedro Humberto Faria Campos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Bolsista "Cientista do Nosso Estado", FAPERJ. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Université de Provence (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Doutorado em Psicologia Social pela Université de Provence (1998).

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Brandão, C. T., Benevides, A. S., & Campos, P. H. F. (2020). Sistemas de Representações Sociais: contribuições para a pesquisa em Educação. Revista Teias, 21, 167–182. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45106

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua