Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Práticas Pedagógicas, Representações SociaisResumo
O presente estudo objetivou compreender e analisar as representações sociais do desenvolvimento infantil e discutir sua associação às práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa ALCESTE. Os resultados apontam para uma representação do desenvolvimento infantil na qual os sujeitos não estabelecem relações específicas entre as atividades apresentadas e as dimensões estudadas.Downloads
Publicado
22-08-2020
Como Citar
SANTOS, Bruno Viviani dos; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 194–209, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.45956. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/45956. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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