Sistemas de Representações Sociais: contribuições para a pesquisa em Educação

Caio Teixeira Brandão, Andrea Silva Benevides, Pedro Humberto Faria Campos

Resumo


 

Este artigo apresenta algumas contribuições da noção de sistemas de representações sociais (SRS) para a pesquisa em Educação, a partir de duas pesquisas com base na Abordagem Estrutural, que entende a representação social como um sistema de crenças que orienta e justifica as práticas de um determinado grupo. Em uma pesquisa no campo da Educação Profissional, por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da Análise Prototípica, foram identificados indícios da relação entre ensino técnico e capacitação profissional para alunos de cursos técnicos de nível médio de um Instituto Federal de Educação, que se estabelece a partir de uma noção polissêmica de oportunidade. Numa pesquisa-ação em Educação para a Saúde, realizada com funcionários de uma rede de supermercados, o uso de grupo focal permitiu identificar a relação entre saúde e atividade física e intervir para aumentar a adesão dos participantes à prática de exercício físico. A perspectiva sistêmica se contrapõe ao estudo de representações isoladas e oferece uma alternativa para o estudo das representações sociais, favorecendo um olhar psicossocial na intervenção e transformação das práticas educativas.



Palavras-chave


Educação; Sistemas de Representações Sociais; Abordagem Estrutural

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45106

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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