INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATRIZ CURRICULAR DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44926

Palavras-chave:

interculturalidade, Educação Infantil, relações étnico-raciais.

Resumo

A pesquisa analisa a relação entre interculturalismo (CANDAU, 2008) e currículo escolar em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 5 anos, em uma escola da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem por objetivo analisar atividades desenvolvidas na turma que se aproximem de práticas curriculares interculturais no que tange a educação para as relações étnico-raciais. Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa no/do/com o cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e análise das formas de implementação da lei 11.645/2008 na Educação Básica, uma vez que na escola acompanhada o tema parece ser tratado como um apêndice curricular delimitado por marcos temporais de datas comemorativas.

Biografia do Autor

Regina Lucia Fernandes Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda Programa de Pós graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (PPGE- UFMG)

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Albuquerque, R. L. F. (2019). INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATRIZ CURRICULAR DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS. Revista Teias, 20(59), 72–89. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44926

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo