Avaliações de larga escala em municípios brasileiros no Catálogo de teses e dissertações CAPES

Ana Lidia Lopes do Carmo Monte, Eloisa Maia Vidal

Resumo


O artigo analisa as produções acadêmicas sobre políticas de avaliação em municípios brasileiros, a partir do levantamento das teses e dissertações nacionais, no período 2005 a 2017 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. A pesquisa foi realizada selecionando verbetes julgados relevantes para dar maior abrangência ao tema e foi possível identificar treze trabalhos relacionados com avaliação educacional em municípios brasileiros, sendo 3 teses e 10 dissertações, que envolvem 9 estados e 32 municípios. Estudos apontam o protagonismo dos atores escolares, que são vistos como aqueles que interpretam e reinterpretam as propostas, executando-as de forma singular, enquanto outros focam em aspectos relacionados a gestão educacional.


Palavras-chave


Produção acadêmica; Políticas de avaliação educacional; Municípios brasileiros.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.44105

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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