Sonhografias em educação

Autores

  • Marina dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra Mara Corazza Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.43846

Palavras-chave:

poética, aula-sonho, educação,

Resumo

Este artigo, dotado de teor ensaístico, pensa a tradução docente como um labor onírico e poético. De um percurso investigativo e inventivo, nascem as Aulas-Sonho e as Sonhografias: transcriações em sonho das partes intraduzíveis (a-traduzir) do Arquivo da Educação. Tais poéticas processam-se também a partir do corpo do docente, o qual, nesse empirismo de contato com o Arquivo e com os alunos, sente da Matéria os mitemas que reinventa, via a tradução artística. É arte que se repete — diferenciando-se— pelo desejo da pesquisa incansável e usando do rigor consciente, o qual se traduz e elabora-se nessa inconsistência do sonho.

Biografia do Autor

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda na Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença e Educação no PPGEDU/FACED/UFRGS, sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza, Rede Escrileituras http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779149E8

ORCID https://orcid.org/0000-0002-2088-5358

Sandra Mara Corazza, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

Doutora em Educação, Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. Pesquisadora de Produtividade do CNPq 1B.

ORCID http://orcid.org/0000-0002-1237-198X

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785443H5

 

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

Reis, M. dos, & Corazza, S. M. (2021). Sonhografias em educação. Revista Teias, 22(66), 446–458. https://doi.org/10.12957/teias.2021.43846