A AUTONOMIA PROFISSIONAL E AS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43634

Palavras-chave:

Autonomia profissional docente. Reformas Educacionais. Trabalho Docente.

Resumo

Nesse trabalho apresenta-se uma discussão acerca das reformas que ocorreram a partir dos anos 90, do século XX, considerando-se um contexto neoliberal, e como elas impactaram o trabalho docente e, na autonomia profissional do professor. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, cujas fontes de pesquisa foram livros e artigos que tratam o tema sob uma perspectiva crítica. Tem-se como referenciais teóricos, Contreras (2012); Gatti (2013) Oliveira (2004); Freitas (2012), entre outros. A partir das leituras pode-se depreender que as reformas educacionais na década de 1990 impactaram de forma direta a autonomia docente com novas formas de regulação do trabalho. Conclui-se que, apesar dessa constatação, ainda é necessário buscar possibilidades de resistência.

Biografia do Autor

Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna, Universidade Federal do Acre

Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre.

Ednacelí Abreu Damasceno, Universidade Federal do Acre

Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

QUINTANNA, Adriana Ribeiro dos Santos; DAMASCENO, Ednacelí Abreu. A AUTONOMIA PROFISSIONAL E AS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 58, p. 202–214, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.43634. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/43634. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua