A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA CORPOREIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43458

Palavras-chave:

Educação Infantil, Corporeirade

Resumo

Este estudo teve como objeto investigar a ação docente na educação infantil à luz da corporeidade, com professoras de escolas públicas e particulares de Santarém – Pará. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram: observação não participante e entrevista semiestruturada com 08 professoras da educação infantil. Os resultados permitem concluir que as práticas docentes de 07 participantes não estão em conformidade com o que se constata nas produções teóricas realizadas, refletindo assim na promoção de ações reproduzidas. Desta forma, torna-se fundamental que os professores de educação infantil se mantenham em constante aprendizado, considerando a complexidade que envolve a atividade de ensinar.

Biografia do Autor

Madma Laine Colares Gualberto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2017), Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2014), possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2012). Atualmente exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, na função de Coordenadora de Ensino da Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEN, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, práticas educativas, metodologia de ensino e educação infantil.

Hergos Ritor Fróes de Couto, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Educação, professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Adjunto IV, atua principalmente nos campos de educação e corporeidade e educação e esporte. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2004), Bacharelado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Sant'Anna e São Paulo (1995), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012). Pós-doutor em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/Portugal (2016). Com ampla experiência no ensino, atualmente, ministra disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação e integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Tem experiência na área da Educação Escolar e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, corporeidade, esporte e manifestações lúdicas. Em 2016 concluiu pós-doutorado em Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal, desenvolvendo pesquisa na temática que envolve a conciliação da formação desportiva com a formação escolar de jovens jogadores de futebol das categorias de base do Futebol Clube do Porto. 

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Gualberto, M. L. C., & Couto, H. R. F. de. (2019). A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA CORPOREIDADE. Revista Teias, 20(58), 215–231. https://doi.org/10.12957/teias.2019.43458

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua