Pirâmide da Pedagogia Hacker: de sonhos coletivos a engajamentos reais

Karina Menezes, Nelson De Luca Pretto

Resumo


O artigo parte da identificação e análise sobre a origem e o funcionamento dos espaços hacker no Brasil com o objetivo de compreender seu funcionamento e as práticas de seus participantes para buscar compreender a dimensão educativa desses espaços. Um pesquisa de campo analisou, a partir de entrevistas, visitas aos espaços físicos e nas redes, como esses espaços estão estruturados e funcionam. Como resultado, identifica-se que eles possuem uma Pedagogia própria, estruturada em engajamentos, através dos quais esses espaços físicos são criados e ampliados. Conclui-se definindo o conceito de Pirâmide da Pedagogia Hacker em Hackerspaces como um possível caminho para a promoção de uma educação que valoriza o engajamento e a colaboração.


Palavras-chave


Hacker; Educação hacker; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.43382

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional